O CEO da Ford, Jim Farley, disse que as montadoras chinesas são as maiores rivais da marca do Oval Azul no mercado de veículos elétricos, e não a GM ou a Toyota, de acordo com o Automotive News, que citou Farley após sua fala no Morgan Stanley Sustainable Finance Summit.
"Vemos os chineses como o principal concorrente, não a GM ou a Toyota", disse o CEO da Ford, acrescentando que "os chineses serão a potência".
Ford Explorer Electric 2023
É certo que comparar-se com a Toyota no setor de veículos elétricos não é exatamente uma tarefa difícil, já que a montadora japonesa fabrica apenas um modelo com destino aos EUA, o bZ4X, enquanto a General Motors ainda não aumentou a produção do Cadillac Lyriq e do GMC Hummer.
Dito isso, Farley citou BYD, Geely, Great Wall Motor (GWM), Changan e SAIC como os "vencedores" entre as montadoras chinesas, dizendo que, para vencê-los, a Ford precisa de uma marca diferenciada ou custos mais baixos:
"Mas como você os supera no custo se a escala deles é cinco vezes maior que a sua?", questionou. "Os europeus deixaram (as montadoras chinesas) entrarem, então agora estão vendendo em alto volume na Europa."
O chefão da Blue Oval acredita que a montadora com sede em Michigan já tem uma marca distinta, então reduzir os custos é o único caminho a seguir. Para que isso aconteça, a Ford quer construir uma fábrica de baterias de veículos elétricos de US$ 3,5 bilhões em Michigan usando a tecnologia da chinesa CATL, mas esse acordo atraiu resistência de políticos como o líder da maioria republicana na Câmara, Steve Scalise, e o senador da Flórida, Marco Rubio, que citaram possíveis laços com o Partido Comunista Chinês.
"Temos uma decisão a tomar aqui nos EUA", disse Jim Farley. "Se a localização de sua tecnologia nos EUA for envolvida na política, você sabe que o cliente realmente será prejudicado"
No primeiro trimestre deste ano, as divisões Model e EV da Ford registraram um prejuízo de US$ 722 milhões e a empresa espera que os números fiquem ainda mais no vermelho, com até US$ 3 bilhões em perdas até o final do ano.
No entanto, a montadora Blue Oval registrou um lucro líquido de US$ 1,8 bilhão como um todo, com seu negócio de veículos movidos a gasolina Ford Blue obtendo um lucro de US$ 2,6 bilhões, enquanto a unidade de veículos comerciais Ford Pro fez US$ 1,36 bilhão no 1º trimestre de 2023.
O que você acha desse movimento das montadoras chinesas, que se expandem para o mercado internacional? Deixe sua opinião na seção de comentários.
Fonte: Automotive News
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